O DHIS pesquisa a experiência narrativa, sua dimensão interdisciplinar e multimídia. A criação e o consumo de histórias atravessam a produção de conhecimento em diferentes culturas e, por conta do seu hibridismo, consolidam-se também como objeto de estudo do campo de design.
Memória, ficção, comunicação e sustentabilidade social são algumas das implicações do estudo crítico da cultura com foco na narrativa. A dimensão política e ética dessa abordagem definem a relevância dos estudos e a sua premência na sociedade brasileira contemporânea – sufocada por uma produção midiática tóxica e uma crise única nos sistemas de representação democráticos.
Diferentes veículos, linguagens, estímulos sensoriais e funções se oferecem ao estudo complexo da comunicação abordada em nossas pesquisas como uma experiência que conecta o intangível ao material de forma inalienável. Atualmente, temos com o recorte de observação as tensões entre culturas locais e globais e entre processos artesanais e industriais que vão definir o que é popular ou de massa.
O nosso mascote é um corvo em homenagem à primeira ação do DHIS, uma intervenção urbana que com corvos discutia a comunicação e sua visão como mau agouro quando toca em verdades duras de serem lidas, já em 2006. Em 2021, completamos 15 anos de pesquisa, desenvolvimento, ensino e extensão.